sexta-feira, 2 de maio de 2014

Dreadlocks, Tranças e Dread de lã.

 Olá meninas! 

Como vão todas? Espero que estejam bem! Sei que andei sumida,mas hoje eu vim com um super post, vim falar de  Dread, Tranças e Dread de lã..

Bom meninas , como muitas sabem eu moro fora do brasil, mas sempre vou de ferias em maio para matar a saudade da família, e esse ano não foi diferente. 

Cheguei no Brasil dia 1º de maio, só deixei as malas em casa e fui para uma festa de família, chegando na festa estava  tudo ótimo mas uma coisa me chamou a atenção a maioria das pessoas estavam usando Dread, tranças e dread com lã , tanto mulheres como homens. Achei bem legal,  minha prima veio me dizer que é a nova onda do momento, então por ser a nova onda do rio de janeiro, eu não poderia ficar de fora. Resolvi pesquisar um pouco dessa nova tendencia e compartir com vocês espero que vocês gostem.

A nova moda que parece estar chamando muita atenção de homens e mulheres
Sejam fininhos ou mais grossos, naturais, sintéticos ou de lã os dreads são espécies de mechas enroladas ao longo do cabelo mas devidamente separadas no couro cabeludo e está em alta. 





Os dreads se originaram com o movimento dos rastafáris. Sabe-se que provavelmente foram os habitantes da região da África que começaram a utilizar os dreads, por questão de praticidade, pois era difícil cortar os cabelos e com isso acabavam se tornando muito longos.

















O movimento continua crescendo e ganhando muitos adeptos entre os jovens. Os dreadlocks, como também são chamados, não se fazem, cultivam-se. E, para cultivá-los, são necessários cuidados com a manutenção, além de entender o que significa o penteado, a identidade negra e a cultura africana.

Como se faz o dread?

Em primeiro lugar, seus cabelos devem ser compridos, ou no mínimo, na altura do queixo, pois os dreads diminuem o tamanho dos cabelos naturais. Se seu cabelo é liso e fino, você vai ter que ter muita paciência!

Os dreads são específicos de cabelos crespos ou enrolados, mas isso não impede de tentar o penteado para as madeixas lisas. A diferença é que elas darão um pouco mais de trabalho!

Há dois tipos de dreads: de cera e com agulha.







Os dreads de cera são recomendados para qualquer tipo de cabelo, pois a cera os deixa mais firmes. Já os dreads com agulha, são mais compactos e limpos, sendo um pouco mais dolorido o processo de execução. A manutenção de ambos deve ser feita freqüentemente.

Os dreads estão entre os jovens...

A técnica:

Dread com cera

-O cabelo deve estar limpo e seco para começar a fazer os dreads;
- Separe o cabelo em mechas, começando com a parte de baixo dos cabelos. Você é quem decide a espessura do seu dread. Os mais comuns têm de 1 a 2 cm (as mechas mais grossas são mais fáceis de manter);
- Penteie a mecha de baixo para cima, começando pela raiz. Repita o processo até você sentir que o nó está firme;
- Você pode aplicar cera de cabelo para fixar mais (a cera é encontrada em perfumarias que vendem produtos de beleza afros);
- Aperte e vá enrolando as mechas com a palma da mão, utilizando a cera;
- Para finalizar, passe o secador quente, para que a cera "derreta" e fixe-se nos fios;
- Continue enrolando-os com a palma da mão.

Dread com agulha

- Divida o cabelo em mechas e comece a pentear de baixo para cima, igual ao processo de dread com cera;
- "Costura-se" o cabelo com a agulha de crochê, criando nós;
- Algumas pessoas passam cera para ajudar a fixar os fios;
- Para finalizar, passe o secador quente, para que a cera "derreta" e fixe-se nos fios;
- Continue enrolando-os com a palma da mão.
Dicas para cultivar os dreads:
- À medida que os cabelos vão crescendo, é preciso enrolar de novo os fios. Faça manutenção de dois em dois meses;
- Evite o contato de bandanas, aflanelados ou toalhas felpudas que possam soltar partículas que acumulem ao dread;
- É aconselhável lavar os cabelos regularmente com xampus anti-resíduos ou sabonetes de coco. Nada de condicionador!
- O secador deve estar sempre na temperatura fria para evitar que a umidade prejudique os fios;

- Deve-se ficar atento ao mau cheiro, que indica presença de fungos.

Há diferentes tipos de dreads.



As tranças de que irei falar são as Box Braids, ou tradicionalmente conhecidas como Tranças Rastafári, aquelas tranças soltinhas sabe? Elas são as mais simples, e são feitas com cabelo sintético (kanekalon, parecido com o cabelo de boneca).
Mecha do seu cabelo + mecha do cabelo sintético = Trança Rastafári.


Quanto tempo leva pra fazer as tranças?

Depende do tamanho e da grossura que vai fazer. Pode ser de 3 a 5...6 horas, depende do profissional e também do tipo da trança que vai escolher.

Dói pra fazer?

Dói sim, mas não dói tanto assim...no meu sinto só depois porque a cabela fica dolorida, mas tudo vale apena.



























Dread de lã 


Se você gosta do estilo dos Dreads, mas tem medo de estragar os cabelos ou de se arrepender depois. A melhor alternativa é o Dread de Lã. Normalmente eles são feitos com a lã de tricot, de mais diversas cores e texturas, e pode ser feito até mesmo em cabelos curtos. 

     

Muitas celebridades já desfilaram por ai usando dreads nos cabelos.Vale lembrar que os dreadlocks no cabelo verdadeiro usa-se uma cera tipo uma cola que não se solta mais por isso deve-se pensar bastante antes de tomar essa decisão. Já o de lã, é fácil de colocar, vai ficar estiloso e não acaba com os cabelos.






































O dread de lã dura de três a quatro meses e a manutenção é muito fácil. Basta apenas usar um shampoo anti caspa, e secar bem os cabelos com uma toalha ou secador não muito quente. 
     

O dread de lã normalmente é feito em salões e lá eles possuem os mais diversos tipo de lãs e varias técnicas para que seu dread fique mais bonito, e também é feito a aplicação em cabelos curtos, esse processo custa em média R$200,00

Eu achei esse passo a passo de como você pode colocar o dread de lã em casa


1) Separe uma mecha de cabelo, não muito grossa, e faça uma trança. Amarre a trança na ponta com uma borrachinha de silicone.

2) Escolha todas as linhas que irá usar no seu dread. Para dreads de expessura média, corte mais ou menos uns 15 pedaços de lã (o tamanho deve ser sempre 15 ou 20 cm a mais que o comprimento da trança). Se quiser o dread mais fino ou mais grosso, é só mudar a quantidade de lã. Lembre-se de cortar todos as lãs e fios necessários para seu dread, depois de iniciado não será possível acrescentar mais nenhuma lã!

3) Depois de cortar as lãs e fios, passe as lãs bem no início da trança (entre as mechas da trança). Em seguida deixe em formato de "U" (laçada). Para auxiliar use uma agulha de crochê para auxiliar na passagem da lã. De um nó para garantir.

4) Depois que tiver todos os fios amarrados na trança é só enrolar. Escolha a cor que irá iniciar e pegue a lá (um fio só) e vá enrolando ao longo da trança. (Os demais fios ficam por baixo deste, não aparecem) Se quiser mudar de cor, ou se aquele pedaço de lã estiver acabando, pegue o outro e repita tudo. Você vai fazer isto até o final da trança. O ideal é que você enrole até 5cm além da trança. (Isso auxiliará na hora de remover o dread).

5) Para finalizar pegue um pedaço de lã, enrole sobre os outros e dê um no bem firme. As pontas que sobrarem é só cortar!

Para remover é fácil: corte seu dread naqueles 5 cm além da trança.


Para finalizar e não ficar espigado: você pode pedir para uma amigo queimar um pouquinho as pontas da linha com o isqueiro, mas cuidado!
 

celebridades que cultivam os seus dreads e faz o maior sucesso!






Bom meninas, espero que vocês tenham gostado, fiquem de olho porque vai ter muitas novidades.

Ainda está na dúvida se vai ou não ousar?


Gostou? Então é claro que tem que comentar né?
Deixem seu blog aqui, que irei fazer uma visita.
E voltem sempre!!


Beijos da negrii!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário