Muitos pensam que existe apenas festas de Carnaval no Brasil. Mas esta festa é realizada em diversas partes do Mundo. Claro que em cada canto com seus costumes próprios.
O Carnaval tem origem na Grécia. Como festividade para Deuses. Mas foi adotado pela Igreja Católica. A data muda pois ele é vinculado ao período da Quaresma que muda a cada ano. Por isto não temos data fixa.
As cidades em que ele é comemorado na Europa tem forte influencia católica. Mas a ligação com a igreja se perdeu com os tempos mas a tradição continuou e sobreviveu em muitas cidades. E vou falar sobre alguns destes carnavais nos próximos artigos.
Principais diferenças que podemos dizer em relação ao Carnaval do Brasil é que devido ser inverno na Europa tipo de vestimentas são diferentes. E o Carnaval do Brasil sofreu grande influencia das culturas Africanas assim como o Carnaval Caribenho que tem mais cultura africanas que o nosso.
Carnaval na Alemanha - Faschingsfest Deutschland
O Carnaval na Alemanha tem uma longa tradição carnavalesca.Na Alemanha o Carnaval é uma parte muito alegre mas anciosa. Embora diferente do carnaval celebrado latino-americano, por exemplo. Porém com o mesmo espírito de escape das realidades do cotidiano, o carnaval Alemão é chamado de Karneval. Cada dia do carnaval, de quinta-feira à quarta-feira de cinzas, há comemorações, sendo os dias principais a quinta-feira (Weiberfastnacht) o ápice n a segunda-feira (Rosenmontag). Também é especial a terça-feira (Faschingdienstag) e a quarta-feira de cinzas (Aschermittwoch), data que encerra o carnaval.
Na região do Reno (Rheinland), é dito que o Carnaval inicia-se às 11:11 do dia 11 de novembro e só acaba à meia noite da quarta-feira de cinzas (Aschermittwoch). Lá as escolas tem férias durante toda a semana de carnaval, e as instituições do governo não trabalham na segunda-feira (Rosenmontag).
Carnaval na Espanha
Não apenas de toradas e baladas agitam a Espanha. Mas também tem maior carnaval da Europa. E é comemorado em um lugar ainda pouco conhecido pelos Brasileiros. A Ilha de Tenerifa. Que apesar de ficar na costa do Marrocos pertence a Espanha.
Na Ilha de Tenerifa é realizado a maior festa de Carnaval da Europa. E também a segunda maior do Mundo perdendo apenas para o Carnaval do Rio de Janeiro. As festas se assemelha muito a do Rio de Janeiro. Com desfiles. Também tem escolha da Rainha do Carnaval.
O Carnaval de Santa Cruz de Tenerife é celebrada desde os primeiros assentamentos europeus, as primeiras referências escritas que datam do final do século. XVIII através dos escritos de visitantes e, em seguida, pelos regulamentos oficiais que procuram ordem social durante o evento.
Carnaval na Suiça.
Quem imagina Festa de Carnaval na Suíça? Na Suíça também se comemora Carnaval. Claro que já é diferente novamente que o do Brasil e da Espanha.
A originalidade e costumes Suíços não podem ficar de fora. Se você estiver passando pela cidade de Basel na fronteira com a Alemanha e França no período do carnaval vale a pena conferir. Por ano media de 200.000 pessoas visitam ele. E as festas são também com desfiles e vestes costume “Carnaval Suíço”
Carnaval da França
Sim os Franceses também tem suas festas de carnaval. E engana se que o mais famoso seja realizado em Paris. Ele é comemorado no Sul da França na região de Cote Azul. Principal cidade é Nice. Milhares de pessoas vão a região para participar da festa. Que como as demais conta com desfiles e muita musica e trajes típicos do Carnaval (Regional). Ele já é comemorado a mais de 800 anos. E teve influencia pelo Carnaval Italiano.
Carnaval na Croácia
Na Croácia o Carnaval é comemorado na cidade de Rijeka. A Croácia por si já tem forte influencia Veneziana e não é diferente no Carnaval. Cerca de 250.000 pessoas participam dele. E mais um carnaval familiar. Das festas de carnaval uma das que menos se bebe.
A principal marcha carnaval é realizado no último domingo antes da quarta feira de cinza .
Carnaval Veneza Itália
Com duração de 10 dias o Carnaval de Veneza é o mais Famoso da Europa. O inicio pelos registros esta no século XVII mas tem alguns registros anteriores. A marca registrada do Carnaval de Veneza são as mascaras.
Elas eram usadas pelos Nobres para que eles pude sem se misturar no meio do povo sem ser reconhecidos.
Mas o Carnaval de Veneza teve um longo período em que não foi realizado. Desde a invasão de Napoleão até 1979 ele não foi realizado.
Veneza pelo grande renome que tem como atrativo turístico usou já seu nome para divulgar mais este evento. Mesmo você indo fora de temporada para Veneza vai sempre encontrar para venda as famosas mascaras do carnaval.
Como não poderia Faltar o carnaval de Budapest Hungria.
A cidade de Budapeste celebra o seu Carnaval com desfiles de carros e grandes festas de ambiente muito especial. Entres os mais significativos destacam-se o carnaval de Busójáras, em Mohács (a uns 200 quilómetros de Budapeste, na zona de Baranya) e em Gyula, uma das cidades com mais beleza arquitectónica da Hungria.
Com tanta diferenças sentiu saudades do carnaval do brasil?
Eu também , mas aqui em budapest tem uma pessoa que não deixa ninguém senti saudades do carnaval do brasil ..
O ano todo com ela é um carnaval, além de leva um pouco do nosso carnaval do Brasil para todos os húngaros também nos faz sentir bem pertinho de casa..
Isto aqui ô ô
É um pouquinho de Brasil, iá iá desse Brasil que canta e é feliz, feliz, feliz
É também um pouco de uma raça que não tem medo de fumaça, ai ai e não se entrega, não
Olha o jeito nas 'cadeira' que ela sabe dar . Olha só o remelexo que ela sabe da.
Morena boa que me faz penar bota a sandalia de prata e vem pro samba sambar
Bota a sandalia de prata e vem pro samba sambaaaaaaaaaaa
Gostou? Então é claro que tem que comentar né?
Deixem seu blog aqui, que irei fazer uma visita.
E voltem sempre!!
Deixem seu blog aqui, que irei fazer uma visita.
E voltem sempre!!
Beijo da Negrii!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário